segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Do caos à criação

     "Professor de educação física parado no canto da quadra, crianças espalhadas por ela sem seguir qualquer comando, muitas bolinhas coloridas espalhadas, bambolês sendo rolados de um lado para o outro, uma corda sendo esticada e bolas arremessadas para cima sem qualquer critério." Agora que leu, feche os olhos e tente imaginar o cenário descrito!!!

     Certamente você imagina estar vendo o caos, mas lembre-se, tu és um professor de educação física e além de transmitir o seu conhecimento deve também saber usar o saber que o aluno trás consigo. Aquela cena que parece um caos, se bem observada, poderá render frutos e certamente trará a possibilidade de se criar novas atividades.

     Normalmente no início do ano letivo permito que meus alunos fiquem a vontade em quadra, com todos os materiais descritos, para observá-los e não foram poucas as vezes que criei atividades a partir das observações que fiz naquele momento, é impressionante a capacidade que nossas crianças possuem de se organizar, formar grupos e realizar brincadeiras que quando aprimoradas, são capazes de proporcionar uma ampliação de seu acervo motor.

     Permita-se realizar esta tarefa e se alguém vier lhe indagar o motivo do "caos", você já sabe o que responder!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário