Normalmente faço uma avaliação qualitativa em minhas turmas de 1° e 2º do ensino fundamental, avaliando não apenas o que ela foi capaz de fazer naquele momento, mas também o que ela assimilou das atividades realizadas e o quanto ela evoluiu desde a primeira aula até o momento do processo avaliatório, para que isso seja possível é primordial que você, no início do ano letivo, realize uma avaliação diagnóstico* para observar o que cada um dos alunos traz consigo de conhecimento e desenvolvimento motor.
Um processo simples, que nos possibilita ver o que o aluno guardou das aulas anteriores e que num dia de chuva salvará a sua vida, é pedir para que eles desenhem em uma folha de papel a brincadeira que eles mais gostaram de fazer...Faça isso e tenho certeza que irá se surpreender com as diferentes atividades que serão lembradas.
* Avaliação Diagnóstica - Ação avaliativa realizada no início de um processo de aprendizagem, que tem a função de obter informações sobre os conhecimentos, aptidões e competências dos estudantes com vista à organização dos processos de ensino e aprendizagem de acordo com as situações identificadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário