quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Desportos, ginástica, dança e lutas nas aulas de Educação Física

FUTEBOL - Pode ser visto sob os seguintes aspectos:
- Enquanto jogo com suas normas;
- Enquanto espetáculo esportivo;
- Enquanto mercado de trabalho;
- Enquanto jogo popularmente praticado;
- Enquanto fenômeno cultural que inebria milhões e milhões de pessoas em todo mundo e em especial no Brasil.

O ATLETISMO inclui as práticas de correr, saltar e arremessar ou lançar. Os significados e seus fundamentos encontram-se na solução que deve ser dada ao problema de maximizar a velocidade (correr), desprende-se da ação da gravidade (saltar) e jogar distante (arremessar).

O VOLEIBOL tem por objetivo evitar que a bola caia no próprio campo de jogo, fazendo-a cair no campo da adversário por cima da rede. O fundamentos são: saque, manchete (recepção), toque (levantamento), cortada (ataque) e bloqueio.

O BASQUETE tem por objetivo atingir a cesta, que é defendido pelo adversário, utilizando somente as mão para manejá-la. O fundamentos são: passe, recepção, drible e arremesso.

A CAPOEIRA encerra em seus movimentos a luta de emancipação do negro do Brasil escravocrata. Em seu conjunto de gestos e fundamentos a capoeira expressa de forma explícita , a “voz” do oprimido na sua relação com o opressor.

A GINÁSTICA se entende com uma forma particular de exercitação onde, com ou sem uso de aparelhos, abre-se a possibilidade de atividades que provocam valiosas experiências corporais,, enriquecedora da cultural corporal das crianças, em particular do homem em geral. Os fundamentos são: saltar, equilibrar, rolar ou girar, trepar e balançar ou embalar. Em nível de desporto de rendimento temos a ginástica artística e ginástica rítmica.

A DANÇA pode ser considerada como uma linguagem social que permite a transmissão de sentimentos, emoções da afetividade vivida na esfera da religiosidade, do trabalho, dos costumes, hábitos, da saúde, da guerra e etc.

Todos os esportes devem ser adaptados às características e as necessidade de cada faixa etária.


Nenhum comentário:

Postar um comentário