domingo, 30 de novembro de 2014

História do Handebol - Resumo


   O Handebol foi criado no ano de 1919 pelo professor Karl Schelenz, na Alemanha e inicialmente era disputado em campos de futebol, suas regras iniciais foram publicadas pela Federação Alemã de Ginástica e a partir deste momento passou a ser jogado de forma competitiva por outras nações, como Áustria e Suíça. A primeira partida internacional foi disputada em 1925 com triunfo austríaco, que venceram os alemães por 6 x 3. 

     No ano de 1934 o COI (Comitê Olímpico Internacional) inclui o handebol como esporte Olímpico, tendo a modalidade sido disputada pela primeira vez nos jogos de Berlim 1936, desta vez deu Alemanha, que se sagrou campeã Olímpica com uma vitória por 10 x 6 contra a mesma Áustria que lhes havia derrotado no debute internacional da modalidade, já o primeiro Campeonato mundial da modalidade ocorreu em 1938 na Alemanha. 

   O fato que mudaria a história do esporte aconteceu em 1946 quando os suecos oficializaram regras para o handebol de salão, com apenas 7 jogadores em quadra por cada equipe, a partir deste evento, o handebol de 11 ficou em segundo plano e foi criada a Federação Internacional de Handebol (FIH), atualmente com sede na Basiléia - Suíça.
 
      Após ter ficado fora de algumas edições, o handebol voltou a ser esporte Olímpico nas Olimpíadas de Munique 1972, já na forma como o conhecemos hoje.

HANDEBOL NO BRASIL

          O Handebol surgiu no Brasil Após a I Grande Guerra Mundial, uma vez que um grande número de imigrantes alemães vieram para o Brasil estabelecendo-se na região sul por conta das semelhanças climáticas, dessa forma os brasileiros passaram a ter um maior contato com as atividades desportivas por eles praticadas, dentre os quais o então Handebol de Campo.
 

    Foi em São Paulo que ele teve seu maior desenvolvimento, principalmente quando em 26 de fevereiro de 1940 foi fundada a Federação Paulista de Handebol, tendo como seu 1 ° Presidente Otto Schemelling, já o handebol de salão somente foi oficializado em 1954 quando a Federação Paulista de Handebol instituiu o I Torneio Aberto de Handebol que foi jogado em campo improvisado ao lado do campo de futebol do Esporte Clube Pinheiros, campo esse demarcado com cal (40x20m e balizas com caibros de madeira 3x2m).

   Este Handebol praticado com 7 jogadores e em um espaço menor agradou de tal maneira que a Confederação Brasileira de Desportos – CBD órgão que congregava os Desportos Amadores a nível nacional, criou um departamento de Handebol possibilitando assim a organização de torneios e campeonatos brasileiros nas várias categorias masculina e feminina.

    Contudo, a grande difusão do Handebol em todos os Estados adveio com a sua inclusão nos III Jogos Estudantis Brasileiros realizado em Belo Horizonte-MG em julho de 1971 como também nos Jogos Universitários Brasileiros realizado em Fortaleza-CE em julho de 1972. Como ilustração, nos JEB’s/72 o Handebol teve a participação de aproximadamente 10 equipes femininas e 12 masculinas, já em 1973 nos IV JEB’s em Maceió-AL tivemos cerca de 16 equipes femininas e 20 masculinas.
 
    A atual Confederação Brasileira de Handebol – CBHb foi fundada em 1º de junho de 1979, tendo como primeira sede São Paulo e como primeiro Presidente o professor Jamil André, o atual Presidente da Confederação é o Prof. Manoel Luiz Oliveira que assumiu a presidência da CBHb já com sede em Aracajú-SE.

     O Brasil detém diversos títulos em disputas entre os países das Américas, mas em competições de nível mundial, o sucesso é recente, tendo vindo primeiramente com o Handebol de Areia, modalidade na qual nos sagramos campeões mundiais por 4 vezes no Masculinos e 3 vezes no feminino, já no Handebol de quadra, o primeiro título veio com as meninas no Campeonato Mundial jogado na Sérvia, no ano de 2013. Numa final bastante acirrada o Brasil derrotou as donas da casa pelo placar de 22 x 20, sagrando-se de forma incontestável o novo Campeão Mundial.




     

5 comentários: