quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Breve histórico da Educação Física Escolar no Brasil

     Quando se fala em Educação Física é bem provável que a primeira coisa que venha a cabeça sejam músculos hipertrofiados ou uma academia lotada de gente fazendo animadas aulas de zumba, mas na verdade, a Educação Física é bem mais que isso.

     No início de sua prática a Educação Física não passava da repetição de movimentos e era praticado apenas pelos meninos, só a partir de 1882 é que a participação das meninas se tornou obrigatória, através de Rui Barbosa, que lançou a “Reforma do Ensino Primário, Secundário e Superior”, alterando o rumo da Educação Física no Brasil. 

     O tempo passou e o Brasil tornou-se uma República e com ela vieram influências oriundas das escolas sueca, alemã e francesa, esses métodos conferiam à Educação Física uma perspectiva eugênica, higienista e militarista, na qual o exercício físico deveria ser utilizado para aquisição e manutenção da higiene física e moral (Higienismo), preparando os indivíduos fisicamente para o combate militar (Militarismo) (Darido e Rangel, 2005), essas influências se mantiveram até o final da segunda guerra mundial.

     Com o Golpe Militar de 1964 a história da Educação Física deu outra guinada e passou a ser uma prática que dava ênfase ao esportivismo, pois os resultados positivos em competições internacionais amenizavam as críticas ao Governo Militar e serviam como base de sustentação para suas ideologias.

     Segundo (Darido e Rangel, 2005), "a Educação Física ao longo de sua história priorizou os conteúdos gímnicos e esportivos, numa dimensão quase exclusivamente procedimental, o saber fazer e não o saber sobre a cultura corporal ou como se deve ser", porém isso começou a mudar no início da década de 80, com o surgimento de diferentes concepções pedagógicas, que visavam mudar os modelos mecanicista e esportivista que até então regiam a prática da Educação Física.

      Uma das abordagens mais atuais e divulgadas é a Pedagógica Crítica, que entende a Educação Física como a Cultura Corporal do Movimento e aceita como temas os jogos e brincadeiras, a dança, os esportes, as lutas e a ginástica, entretanto é importante ressaltar que segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais tão importante quanto o "saber fazer", é o "saber porque se faz", tornando assim a Educação Física uma disciplina responsável pelo desenvolvimento do corpo e também da mente.


Bibliografia

Darido, S. C. e Rangel, I. C. A. Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2005.

Brasil. Parâmetros curriculares nacionais : Educação física Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF 1997. 

Soares, E. R.  Educação Física no Brasil: da origem até os dias atuais. Buenos Aires: EFDeportes.com Revista Digital. Nº 169. 2012.
 

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