Regras Básicas do Handebol
Área do Gol
Fica
entre a linha de fundo e a linha de 6m. Somente o goleiro pode
permanecer na área de gol. O atacante que penetra essa área é punido
com um tiro livre; se for propositalmente e não tiver a posse da bola,
será dado lance livre. O jogador que invadir a área de gol, depois de
ter lançado a bola, não está sujeito a qualquer punição, desde que isso
não resulte em prejuízo para a ação do adversário.
Goleiro / Gol
O
goleiro é o único jogador que pode se deslocar para qualquer posição da
quadra; é o único que pode parar ou rebater a bola com os pés (mas isso
apenas na sua área), fora dela deve jogar como qualquer jogador de
linha. Só será considerado gol a bola que, lançada regularmente,
ultrapasse inteiramente a linha de gol por, dentro da baliza.
Manejo da Bola
É
permitido lançar, bater, empurrar, socar, parar e pegar a bola, não
importa de que maneira, com a ajuda das mãos, braços, cabeça, tronco,
coxas e joelhos. Segurar a bola durante o máximo de três segundos, mesmo
ela estando no chão. Fazer o máximo de três passos com a bola na mão. É
proibido conduzir ou manejar a bola com os pés.
Comportamento para com o adversário
Utilizar
os braços ou as mãos para se apoderar da bola. Tirar a bola da mão do
adversário com as mãos abertas, não importa de que lado. Bloquear o
caminho ao adversário com o corpo. É proibido arrancar a bola do
adversário com uma ou duas mãos, assim como bater com o punho na bola
que está em posse do adversário.
Tiro de meta
O tiro de meta é
ordenado nos seguintes casos: quando, antes de ultrapassar a linha de
fundo, a bola tenha sido tocada por um jogador da equipe atacante ou
pelo goleiro da equipe defensora, estando este dentro da sua área de
gol. O tiro de meta deve ser cobrado dentro da área do goleiro, e só ele
poderá colocar a bola em jogo.
Bola ao chão
A bola ao
chão é marcada quando, mantida a bola dentro da quadra e fora das áreas
de goleiro, ocorrer: falta simultânea de jogadores das duas equipes;
interrupção do jogo por qualquer motivo ou razão que não se caracterize
como infração as regras.
Escanteio
O lance de escanteio
é ordenado desde que a bola tocada pela equipe defensora ultrapasse a
linha de fundo (sem que o goleiro desta tenha tocado na bola). O lance é
executado no ponto de interseção da linha de fundo e a linha lateral,
do lado onde a bola tenha saído.
Lance lateral
O lance
lateral é ordenado desde que a bola tenha ultrapassado totalmente a
linha lateral. Ao ser cobrado o jogador deverá manter um pé sobre a
linha lateral e o outro fora da quadra, caso isto seja desrespeitado o
árbitro poderá ordenar nova cobrança de lateral ou aplicar reversão,
dando o direito da cobrança a equipe adversária.
Lance de 7m
Este
lance apenas é ordenado com a execução de uma falta grave sobre o
adversário; no momento da cobrança os jogadores da defesa e ataque
deverão permanecer atrás da linha de 9m. O jogador que for cobrar deverá
manter um pé fixo perante a linha de 7m, não podendo invadi-la ou mover
este pé.
Lance livre
É ordenado lance livre nos
seguintes casos: entrada ou saída irregular de um jogador; mau
comportamento; faltas cometidas pelos jogadores na área de gol;
lançamento intencional da bola para sua área de gol; faltas do goleiro;
execução ou conduta irregular nos lances de lateral, escanteio, livre,
tiro de meta e 7m; atitude antidesportiva.
Execução
Antes
da execução de todos os lances citados acima a bola deverá pousar na
mão do lançador e todos os jogadores deverão ter tomado a posição
regularmente. Apenas o lançador pode tocar na bola e este não deve ficar
batendo-a contra o chão, pois o árbitro pode considerar o lance como
cobrado e aplicar reversão da jogada.
Punições
Cartão Amarelo
Serve
para advertir qualquer atleta ou técnico. Aplicado em algumas faltas,
por reclamações ou quando após uma falta o jogador não deixa a bola no
lugar indicado, podendo variar com o critério de cada árbitro.
Dois Minutos: -
Este apenas é aplicado a jogadores. Quem receber esta punição deve
permanecer fora da partida durante um período de dois minutos (que será
controlado pelo cronometrista), e após podendo retornar ao jogo com
permissão da mesa de arbitragem. Durante este período o time fica com um
jogador a menos, esta punição é geralmente aplicada a faltas
desnecessárias e a substituições incorretas.
Cartão Vermelho: (ou desqualificação)
Ao
ser aplicado um Cartão Vermelho o jogador deve retirar-se da quadra,
não podendo nem permanecer no banco de reservas e nem voltar mais a
partida. O time permanece durante dois minutos com um jogador a menos e
após pode completar o time com outro jogador. (O jogador que receber
mais que 3 "Dois Minutos" durante a partida é automaticamente
desqualificado, sofrendo todo o processo acima descrito)
Exclusão
Este
é um recurso extremo da arbitragem, utilizado apenas em casos de
agressão física e verbal. O jogador que sofrer exclusão não pode voltar a
quadra e nem se sentar no banco de reservas, e seu time permanece até o
fim da partida com um jogador a menos.
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